Assim como fiz antes do inicio da Divisão de Acesso após conversar com o Herculano Spadaro, fiz uma pesquisa para ter uma noção, por baixo de quanto cada equipe gatará para jogar a Copa FGF, Troféu Rei Pelé, 2023 onde dá vaga à Copa do Brasil e $750 mil nos cofres do clube, isso se não houver reajuste nos valores, e usei alguns critérios:
- Não contei o valor referente aos refletores quando o jogo for noturno, pois nem todos os estádios têm iluminação artificial.
- Algumas equipes têm ônibus próprios, mas contabilizei para todas, pois a maioria aluga ônibus.
- A maioria das equipes vai e volta no mesmo dia da partida, portando, não vô somar de pernoites em hotéis no valor na conta.
- Funcionários como quem cuida do gramado, cozinheira, vigilantes não contabilizei na contagem, pois geralmente é custo fixo, esse funcionários são permanentes no clube.
- Em todas as equipes usei como padrão 30 pessoas nas equipes, 25 atletas e 5 da comissão técnica.
- Tomei por base salarial uma média de $2.000,00 por pessoa ao mês, durante 6 meses, pois a competição irá de junho a novembro, partindo do principio que a equipe chegará até a final, num total de $360.000,00. Mas sabemos que equipes serão mais e outras menos e o valor falado no inicio é somente uma média.
- Nas viagens para jogos fora, usei 25 pessoas para a delegação, 20 atletas e 5 comissão.
- A alimentação tomei por base 4 refeições para 30 pessoas no valor de $50 por integrante, Grupos A e C jogarão 4 fora e o Grupo B 3, gerando um valor de $20 e $15 mil, respectivamente.
- No ícone tributos acrescentei 30% do valor total da soma das viagens, refeições e salários. Exemplo de tributos: Férias, INSS, rescisão pós campeonato.
- Já os valores do transporte, usei por base um site que diferencia onde quanto maior a viagem, menos gasta e a forma de cobrança é por quilometro rodada, colocarei ao final o link, usei o valor cobrado pelo “ônibus executivo estadual”. Valores do pedágio já incluso.
- Valor das viagens é referente somente para a primeira fase, o clube que avançar, irá aumentar o valor.
- Algumas equipes tem dormitório próximo ao estádio,
- Valor referente a arbitragem, a principio, é por conta da Federação Gaúcha de Futebol.
Para finalizar somente salientando que são somente projeções e os valores não são 100% fiéis aos reais, mas já podemos ter uma base de quanto é gasto para fazer futebol no interior e o intuito é só para tomar por base o quando custa fazer futebol na Copa FGF, pois sabemos que equipes gastarão bem menos que isso e outras gastarão mais.
Fonte: Google Maps para as distância e https://www.dga.unicamp.br/Conteudos/Documentos/TabelaDeValoresLocacaoOnibusVans.pdf
para o valor dos ônibus.
Texto e imagem: Maurício Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário